Secretaria da Saúde de Santana de Parnaíba presta contas em Audiência Pública

21/06/2013 - Balanço da gestão no primeiro quadrimestre de 2013 aconteceu na Câmara Municipal

Auditório da Câmara Municipal em Audiência Pública

A Secretária da Saúde do Município de Santana de Parnaíba, Drª Patrícia Helena Busaneli Silva, veio à público nesta quarta-feira, 19, apresentar o balanço de gestão dos quatro primeiros meses deste ano.
Com o auditório quase lotado pela presença de munícipes e funcionários da saúde, a Audiência Pública aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do Secretário de Finanças Paulo Renato Godoy e dos vereadores Alemão da Banca, que presidiu a reunião; Gino Mariano, que secretariou a mesa; Nilson Cadeirante, Ângelo da Silva e o presidente da Câmara Elvis Cezar.
Após breve apresentação dos setores e serviços ligados à Secretaria da Saúde, a Secretária foi direto aos dados mensurados neste primeiro quadrimestre e demonstrou, através de tabelas, os números referentes aos serviços prestados neste começo de ano.
Ações 1º Quadrimestre 2013
Consultas médicas 213.004
Consultas outros profissionais 71.768
Enfermagem/Agente Comunitário 364.278
Odontologia 76.402
Diagnósticos/Exames 271.557
Proced. Ortopédicos/Terap. Esp. 18.858
VISA/VE/Dengue/Zoonoses 56.000
Total 1.071.867
Logo na sequência apresentou o quadro referente ao atendimento nas unidades
Unidade 1º Quadrimestre 2013
CAPS 8.399
CEP 46.396
CEFIS 30.620
PAM Fazendinha 203.118
PAM Santa Ana 437.634
Álvaro 52.753
Colinas 39.616
USA Fazendinha 150.394
PSF 19.302
VISA, VE, Dengue e Zoonoses 56.000
Total 1.071.867
Segundo a Drª Patrícia, quando assumiu a Secretaria, em janeiro deste ano, encontrou sérios problemas nas unidades, funcionários com atraso no pagamento, situação que só veio a ser normalizada após esforços concentrados já no mês de Fevereiro; os estoques de medicamentos em situação preocupante, todos quase zerados, ou com prazos de validades vencidos. Enfrentou problemas estruturais nas unidades com equipamentos obsoletos e avariados, prédios necessitando de adaptações, reformas emergenciais e com instalações de risco. Encontrou também um enorme déficit com os fornecedores, muitos sem receber desde novembro de 2012, com pendências das quais algumas ainda estão sob análise de uma auditoria realizada pela Secretaria dos Negócios Jurídicos.
Mencionou o estado precário em que foram encontradas as dezoito ambulâncias do município, sendo que somente cinco estavam em condições de funcionamento. As onze restantes foram encaminhadas para oficinas de reparos, sendo que seis delas já voltaram a funcionar, totalizando atualmente 11 unidades disponíveis, em uso. Drª Patrícia também falou sobre uma parceria com o governo do estado que fornecerá mais dezoito ambulâncias novas ao município.
A Secretária, além desses problemas, citou a necessidade da devolução de verbas aos cofres públicos, estas oriundas de convênios com os Governos Estaduais e Federais, não utilizadas na administração anterior em benefício do povo Parnaibano e que terão que ser ressarcidas aos cofres da União e do Estado. O não uso destas verbas provenientes de convênios pode comprometer outros projetos e programas da Secretaria da Saúde.
O Vereador Elvis Cezar, no decorrer da Audiência, desabafou, mostrando sua indignação com a gestão anterior, com as dívidas deixadas, com a irresponsabilidade praticada com o dinheiro público e com o descaso com a saúde do município. Relatou o caso do Hospital e Maternidade Santa Ana, que originalmente foi orçado em quatro milhões de reais e apesar de ter consumido 3,5 milhões do orçamento previsto, ainda está em situação precária, deplorável, necessitando de mais 2,5 milhões de investimentos para sua conclusão. Ressaltou porém, que a atual administração, ao contrário da anterior, está realmente preocupada com a saúde do cidadão parnaibano e já projeta investimentos emergenciais em todos os setores da Secretaria da Saúde, com melhoria nos vencimentos de todo o corpo de funcionários, valorização dos profissionais da área da saúde e modernização nos serviços, com a compra de novos e modernos equipamentos, informatização e treinamento para os funcionários propiciarem um atendimento digno à população. Enfatizou que atualmente a prefeitura já está destinando em torno de 25% do orçamento municipal para o setor, independente do dinheiro gasto com o pagamento da dívida deixada pela gestão anterior, sendo que a constituição determina o repasse de até 15% dos recursos arrecadados. “São avanços que vamos conquistando, que nos vão devolvendo a dignidade e o respeito”, finalizou o vereador Elvis Cezar.
No geral, diante das circunstâncias encontradas, a Secretária Drª Patrícia avaliou com otimismo o balanço realizado e esboça forças para uma retomada nos serviços. Citou a iniciativa para a contratação de novos profissionais e com melhores remunerações, intensificação e otimização no atendimento de serviços especializados; a aquisição de novos e modernos equipamentos como raio X digitalizado, câmaras de vacinas, monitores cardíacos, conserto da incubadora, autoclave, equipamentos para lavanderia, entre outros; a readaptação e reforma nas unidades de saúde; a revisão do projeto do Hospital e Maternidade Santa Ana e negociação entre a prefeitura (Secretaria de Obras) e a construtora executora do projeto; atenção especial aos serviços de atendimento do setor de urgência /emergência. Enfatizou ainda o empenho e dedicação da sua administração em busca de parcerias e convênios com os governos do estado e federal, objetivando trazer mais recursos para Santana de Parnaíba, entre outras ações. Agradeceu a presença de todos e encerrou com uma frase de Charles Chaplin: “Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.”