Vereadores prestigiam a inauguração da Casa do Samba Parnaibano | Câmara de Santana de Parnaíba

Publicado em 30/09/2021

Vereadores prestigiam a inauguração da Casa do Samba Parnaibano

O espaço dedicado ao samba parnaibano tem o intuito de preservar esta importante manifestação, além de promover uma programação de oficinas e cursos.

A Casa do Samba Parnaibano foi inaugurada na noite desta quinta-feira (30/09) com a exposição “100 anos do Mestre Carmelino – Memória Viva do Samba Parnaibano”. Entre os convidados estavam os vereadores Kadu da Farmácia (Republicanos), Gino Mariano (PSDB) e Roque da Lenha (Podemos).

Entregue pela Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o espaço será dedicado ao samba parnaibano com o intuito de preservar esta importante manifestação, além de promover uma programação de oficinas e cursos.

O homenageado que serviu de inspiração para esta exposição, o Mestre Carmelino (Carmelino Euzébio de Jesus), que completou 100 anos, em 1º de setembro deste ano, e é considerado um dos mais importantes representantes do Samba de Bumbo e o sambador mais antigo do grupo Samba do Cururuquara, prestigiou o evento ao lado da esposa, Luiza Camargo de Jesus, de 88 anos.

Samba de Bumbo, também conhecido como Samba Rural Paulista, é uma manifestação de origem negra e caipira, que em todo Estado de São Paulo há apenas nove grupos tradicionais, e em Santana de Parnaíba abriga dois deles: o Samba do Cururuquara e o Grito da Noite. Uma cultura que Santana de Parnaíba quer preservar.

A Casa do Samba Parnaibano fica na Rua André Fernandes, 51, no Centro da cidade. O funcionamento será de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado, domingo e feriado, das 11h às 17h. A entrada é gratuita.

Link das fotos: https://cutt.ly/vb3GdBH
Foto: Lobão Moraes/ Câmara Stna. de Parnaíba